Olá amigos (as) apreciadores da boa gastronomia. Nos últimos dias algumas pessoas têm elogiado bastante a criação do mapa com os lugares já visitados. É muito legal e gratificante saber disso, mas além de ajudar a vocês, percebi pelo mapa que tenho que fazer mais posts de Niteroi. Moro aqui a seis anos e até hoje temos apenas um post. Vamos mudar isso e vamos começar hoje!

Após receber praticamente uma intimação do grande amigo Willen Jorge através da frase “cara você TEM que ir lá e fazer um post!”, não tinha como não ir ao Trattoria Torna e participar do Festival de  degustação de massas.

Isso mesmo, não é um rodízio. É como se fosse, pois você paga um valor fixo e come a vontade até não aguentar mais. Mas a semelhança para por aí. O interessante da degustação e que você tem 7 opções de massas e 16 opções de molhos para fazer as suas combinações. Ao montar sua combinação, o prato vem com uma pequena porção para que você possa provar outras opções.

Experimentei “algumas” combinações, mas vou comentar aqui apenas as três primeiras senão o post ficaria muito grande e chato. Todos os pratos que provei estavam muito saborosos, a massa é extremamente gostosa e leve, os molhos também são muito bons e preparados com ingredientes frescos e de qualidade. Mas com a ressalva de que os molhos poderiam ser mais encorpados, achei todos eles um tanto quanto ralos. Talvez eu tenha achado isso por eu não ser um profundo conhecedor da gastronomia, mas sim apenas um curioso que gosta de comer e falar sobre, enfim, os molhos poderiam ser mais suculentos.

Na foto estão na ordem de cima para baixo os seguintes pratos: Fettuccine ao Arrabiata con zucchine (tirinhas de calabresa, abobrinha, tomate, pimenta calabresa e manjericão), achei q a abobrinha não combinaria, mas o conjunto da obra ficou muito bom; Gnocchi ao Spezzatino, prataioli e rúcula (pedacinhos de file, champignon fresco e rucula, molho de tomate e molho rôti)que é bom e tem um sabor suave apesar da rúcula que tem sabor forte; Lasagna verde di pollo (lasanha com massa de espinafre e recheio de frango desfiado, presunto e cheddar, gratinada com mussarela e molho branco) que é excelente também.

Já deve ter dado pra perceber que é um restaurante italiano né? Ele fica localizado na rua Gavião Peixoto em Icaraí e é muito fácil de chegar e sair dele, até mesmo para os que não são de Niterói. Além da boa localização, o estabelecimento é extremamente aconchegante e altamente indicado para um jantar a dois.

O atendimento também é muito bom. Os garçons são discretos, eficientes e estão sempre a disposição para anotar seu pedido ou explicar o funcionamento da degustação, diferenciar uma massa da outra ou os ingredientes dos molhos.

É isso galera, fica a dica pra vocês de um restaurante italiano com uma excelente massa, ótimo atendimento e um excelente ambiente. A nota não vai ser máxima apenas por causa do molho meio ralo, porque pelo atendimento, ambiente, localização e sabor a nota seria DEZ. Enfim, os molhos estavam ralos, mas o conjunto da obra é bem encorpado e merece a visita! 

PREÇO NOTA