Saudosos blogonautas, o post de hoje é referente a um prato que é um dos meus preferidos e que fica melhor ainda quando posso comê-lo no restaurante deste post. Vou falar um pouco também de tradição, pois foi neste lugar, no Cosmopolita que nasceu o Filé à Oswaldo Aranha.

O Cosmopolita fica localizado na Travessa do Mosqueira, 4. Onde fica isso? Na Lapa amigo(a), no berço da boemia carioca, local que possui opções para todas as pessoas e todos os gostos. Fácil de chegar, o local oferece várias opções de ônibus, a estação de metro da Cinelândia é próxima e ainda tem taxi rodando pra lá e pra cá o dia/noite toda.

Este tradicional restaurante foi fundado em 1926 e anteriormente era conhecido como “Senadinho” devido ao fato de ser o ponto de encontro de políticos da época de Getúlio Vargas. Dentre estes políticos, um dos mais influentes desta época era freqüentador assíduo do recinto. Tanto que inventou o prato que leva o seu nome: Filé à Oswaldo Aranha. O ambiente é composto por uma área interna e uma varanda na parte frontal que possui um teto retrátil, portanto, faça chuva ou faça sol, o Cosmopolita é sempre uma boa pedida.

O prato surgiu no ano de 1934 e conta-se que Oswaldo Aranha sempre pedia para que fosse colocado alho frito sobre o filé que era servido com uma mistura composta por arroz, batata portuguesa e farofa. Porém atualmente o arroz, as batatas portuguesas e a farofa vêem separados, mas o bife de file mignon alto coberto com alho frito continua o mesmo, fazendo com que este conjunto seja a marca registrada do estabelecimento.

O atendimento eu julgo como bom, pois os garçons cumprem o seu propósito e sempre alertam para o ponto do filé. Deve ser lembrado que o pedaço de carne é alto, então o mal passado acaba sendo praticamente cru, o ao ponto é mal passado e o bem passado é o tradicional ao ponto. Fique atento para este detalhe para que você não cometa a gafe de pedir ao garçom que passe um pouquinho mais o filé.

Bem, depois de tudo que eu disse muitos de vocês já devem imaginar a nota que será dada, então vou justificá-la. O estabelecimento é uma verdadeira relíquia gastronômica do Rio de Janeiro e deve ser visitado por todos, este prato que é servido em diversos lugares é cria do recinto. O preço realmente não é dos melhores, mas é justíssimo diante deste Filé à Oswaldo Aranha que certamente é o melhor que já comi até hoje.

PREÇO NOTA